Ultimas

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Projeto Acalanto: música na gestação

Todos os dias eu procuro escrever aqui assuntos que sejam realmente muito interessantes para as mamães. Quando a gente vive esse momento único adora conhecer e aprender coisas novas, não é verdade? Espero que eu esteja sendo útil neste espaço, para todas as mamães....

Hoje, vou falar sobre o Projeto Acalanto que eu descobri por acaso e me apaixonei. Jornalista é sempre curioso mesmo e eu não sou diferente! Quando mergulho em algo procuro até o fim todos os detalhes. Foi aí que eu conheci a cantora e idealizadora do Projeto Isadora Canto, um amor de pessoa, embora ainda não tenha conhecido pessoalmente.


Ela desenvolve o Projeto Acalanto que consiste em levar a música na gestação. Desde o início da minha gestação eu e Letícia já escutamos o CD Vida de Bebê e tem sido ótimo para nós duas. Incrível como relaxamos. Até o papai já canta as músicas para nossa pequena. Um barato!

A pedido do Blog Dicas da Mamãe, Isadora mandou o texto abaixo falando um pouco sobre o projeto e a importância de se levar a música ao bebê neste período. Vale a pena ler!



Explicação de Isadora sobre o Projeto Acalando

Projeto Acalanto - Canto e vivência musical na gestação e pós parto.

"Desde o tempo de nossas bisavós, os benefícios da música na gestação já vinham sendo desfrutados de maneira intuitiva. Ao fazer o enxoval do bebê, mãe, sogra, avó, costuravam, pintavam e bordavam, cantarolando suas prediletas canções e acalantos sem saber que estavam ajudando a fortificar o vínculo de amor entre a mãe e o filho, ainda no ventre.

O útero é um ambiente extremamente sonoro, cujos sons podem ser comparados ao ruído de um secador de cabelo ou até mesmo de uma rádio não sintonizada. O som externo chega até o bebê de maneira saudável, limpa e aconchegante.

O bebê começa a ouvir os primeiros sons por volta da 21ª semana de gestação. Primeiro, ouve os sons internos da mãe, tais como as batidas do coração, a pulsação do cordão umbilical, os sons da digestão e assim por diante. Portanto, quando a mãe não consegue Acalantar desde o início da gestação, é neste momento que deve ser iniciado o processo  musical, com o bebê ainda no útero.






A mulher que vivencia a gestação usando a música como forma de comunicação com seu bebê pode, ao mesmo tempo, trabalhar sua auto-estima, segurança, seu bem-estar e o do bebê, ao utilizar também a voz cantada, que é uma das ferramentas mais rica neste processo. Ao cantar, a mãe libera hormônios benéficos para a gestação; além disso, o bebê recebe a voz como uma massagem, através das vibrações.

São inúmeros os benefícios do uso da música durante a gestação. O bebê, quando estimulado musicalmente ainda no ventre, tende a ser uma criança mais calma, com sono mais tranqüilo, com bom apetite, comunicativo e de fácil sociabilização. Quando a mãe direciona sua atenção e canaliza sua energia para o bebê, está mostrando a ele que o ama, e a reação dele será sentir-se seguro e protegido. Depois do nascimento do bebê, tudo o que foi trabalhado e estimulado durante a gestação será repetido com ele fora do ventre, pois este processo o remeterá novamente ao aconchego e segurança que o útero proporcionava".

Aqui vão algumas dicas para as mães que desejam usar a música em sua gestação:





Ficou interessada?
Então para maiores informações de cursos e do CD “Vida de bebê” recomendo a visita ao site: http://www.projetoacalanto.com.br Clique na capa do CD Vida de Bebê e ouça as faixas e veja como pode comprá-lo:



Postar um comentário

 
Copyright © 2013 Dicas da mamãe Ludmila Gusman
Traduzido Por: Template Para Blogspot - Design by FBTemplates