Ultimas

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Trocando experiências: Funchicórea foi proibida

Vou procurar interagir com as mamães sobre as experiências que venho passando na maternidade... Então, em alguns posts vou falar de assuntos que nos interessam. Seria muito bom e proveitoso que as mamães que lessem, participassem com seus depoimentos aqui. Vai ser muito bom trocar dicas e situações importantes nesta fase. Não deixem de participar!

O primeiro post é sobre a tão conhecida Funchicórea. Hoje, pedi meu marido que desse uma ida na farmácia para comprar o tal do remédio tão famoso. Aí, por coincidência recebi esta matéria que divido com vocês. Achei bem interessante! Resultado: nada de funchicórea... A pediatra de minha filha já havia dito que cólica não tem remédio, o importante é ter paciência. As mamães precisam cuidar da alimentação esse é o principal segredo, não vai acabar com as cólicas, mas com certeza amenizá-las.

Eu costumo enrolar minha bebê bem quentinha e colocar a barriguinha dela bem juntinho com a minha. Outra dica que aprendi com a minha mãe foi fazer uma compressa com meia e arroz. Você pega um par de meia, enche de arroz cru e leva ao microondas por 30 segundos. Vai ficar numa temperatura ótima. Aí, você coloca em cima da barriguinha do seu bebê. É tiro e queda. (LEIA NO BLOG DA COLUNISTA COMO FAZER A COMPRESSA CASEIRA)

Abaixo a reportagem, vale a pena ler!

Por que a Funchicórea foi proibida?

Muito utilizado para combater as cólicas em bebês, o medicamento teve registro cancelado pela ANVISA.


O “pó milagroso” tem na sua fórmula folhas de chicórea, raiz de ruibarbo e flores de funcho. Tem também a sacarina, que causa o sabor adocicado ao remédio. O pó deveria ser dissolvido em água e o bebê sugar a chupeta mergulhada nessa água.
Existem aquelas receitinhas que passam de geração para geração e que nossas mamães sempre empregam como argumento o “usa que minha avó já receitava e dava certo”. A funchicórea é uma dessas receitas para libertar os bebês das cólicas que assombram a maioria das mamães. Mas seu registro foi cancelado pela Vigilância Sanitária.
O motivo da proibição da venda da funchicórea dado pela ANVISA é a falta de da segurança e eficácia do medicamento para os fins relatados no rótulo – combater as cólicas nos primeiros meses de vida. O processo de cancelamento estava em andamento desde 2005 e teve a decisão final em 06 de fevereiro de 2012.
O medicamento é usado há mais de 70 anos, mas não existe nenhum estudo científico que comprove a eficácia da funchicórea contra as cólicas. Diretores do Laboratório que era autorizado pela venda da funchicórea dizem que novos estudos devem ser feitos, pois em pesquisas feitas pelo próprio laboratório indicam que o extrato da planta não é eficaz contra as cólicas. O laboratório continuará com os estudos para a recuperação da autorização da venda.
Se não há comprovação da eficácia da funchicórea, muitos pais se perguntam como é que o remédio diminuía as cólicas em muitos casos e por isso era sucesso entre as mamães há mais de 72 anos?
O que os médicos afirmam é que funcionava como um “remédio psicológico aos pais”. Explica-se: a família oferecia o remédio para a criança com cólica e ficava tranquila, pois havia a sensação de que algo já tinha sido feito. O sabor adocicado tirava a atenção do bebê da dor para o gosto prazeroso do doce e assim o bebê se acalmava momentaneamente.
A cólica nos três primeiros meses de vida do bebê é normal por causa da imaturidade do sistema digestivo e assim há dificuldade em digerir alguns componentes do leite levando à dor. Não há nenhum medicamento comprovado cientificamente que combata essas cólicas.
Algumas dicas podem ser levadas para evitar as cólicas. Leite materno é sempre a melhor pedida, pois a sua digestão é mais fácil. A amamentação deve ser exclusiva até os seis meses de vida sem a inclusão de água ou chás que também não resolvem as cólicas.
Não há nada provado que a alimentação materna interfira nas cólicas do bebê. A mamãe não deve restringir a sua alimentação por conta disso. As mamães devem ficar preocupadas e procurarem um médico quando o choro das cólicas vier acompanhado por febre, evacuação com sangue e diarreia.




E você mamãe o que usa para acalmar seu bebê das cólicas ????

2 comentários:

  1. Ludmila acredita que essa semana tb fui atras da funchicórea e fui informada que nao fabricam mais? A Júlia ta sofrendo com a danada da cólica.

    ResponderExcluir
  2. Para amenizar as cólicas da minha princesinha eu sempre pego uma fraldinha de pano e a passo no ferro bem quentinho e a coloco sobre a barriguinha dela, além disso, faço massagens circulares na barriguinha e faço o movimento de subir e descer as perninhas. Ela consegue liberar um pouco dos gases e pelo menos fica mais calminha. Como farmacêutica sou contra entupir os bebezinhos com medicamentos, principalmente pra danada da cólica que não tem remédio mesmo. Minha dica para as mamães como eu é a mesma da Ludmila: paciência! Dê todo carinho, amor e aconchego pro seu bebezinho que resolve muito mais do que qualquer remédio...
    Abraço a todas as mamães

    ResponderExcluir

 
Copyright © 2013 Dicas da mamãe Ludmila Gusman
Traduzido Por: Template Para Blogspot - Design by FBTemplates