Ultimas

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Dicas para tirar identidade e CPF infantil

Para as mamães que estavam esperando esse post, aí vai uma super dica. Você sabia que seu filho pode ter carteira de identidade e CPF desde que nasceu? E é super simples fazer. O que acontece é que a maioria das pessoas acaba deixando esses documentos pra depois, porque os pequenos não usam com frequência. No meu caso, optei por fazer logo por dois motivos: o primeiro é que viajamos muito e a carteira de identidade é um documento mais prático. Com ela, não é necessário a gente sair por aí com o original da certidão de nascimento que é bem mais complexa de guardar, amassa, rasga... enfim... O outro motivo é mais emocional. Claro que é lindo demais você fazer uma carteira de identidade pra um bebezinho tão pequenininho, uma recordação pra vida inteira!!! Veja como ficou a da Letícia.


Detalhe: o polegar direito dela era pra ter ficado mais acima, mas a espertinha apressadinha colocou antes da hora e puxou. Não deu pra fazer outra, teve que ficar assim... rsrsrsrs

COMO E ONDE FAZER:
Tanto a carteira de identidade, quanto o CPF do bebê ou da criança seguem as mesmas burocracias que um adulto, não tem mistério! Para fazer o CPF você deve ir aos Correios, levando sempre a certidão de nascimento da criança e um documento seu (identidade de preferência). O procedimento é o mesmo que você faria se o CPF fosse feito pra você. Para fazer, você paga uma taxa de R$ 5,50. De lá, você sai com o número ou espera chegar em casa o cartão. Simples... No caso, da Letícia eu nem fiz o cartão. Tirei o CPF primeiro e levei o número quando fui fazer a carteira, está incluído nela. Mas, lá  no UAI eu fiquei sabendo que você pode cortar o número e colar em um cartão que você pega lá. Assim fica com o CPF separado também, fica a seu critério.

A carteira de identidade, aqui em Muriaé, eu fiz no UAI (lá na JK). Adorei o atendimento e embora precisemos pegar senha foi super rápido. Se seu filho for um bebezinho, opte por levá-lo no momento em que estiver dormindo. Vai ser preciso "carimbar" todos os dedinhos da mão direita e da mão esquerda. A Letícia estava acordada e a gente teve que repetir algumas vezes... Demora mais, o bebê pode ficar irritado, mas no final dá certo. A moça que fez (esqueci o nome dela) teve uma paciência ímpar. Feito isso, em menos de uma semana depois você volta lá para buscar. Não deixe de levar a sua carteira de identidade (pais ou responsáveis), a certidão de nascimento da criança e uma foto 3x4 dela. Neste caso, não precisa ser uma foto séria, pode sorrir, fica até mais lindo! Ah, você não paga nada. É grátis!

Pronto, simples!!!

26 comentários:

  1. Bom dia Ludmila.Fiquei com uma dúvida: em que situações o CPF é necessário no caso de bebês como a sua? Pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O CPF é necessário em alguns casos distintos, no meu caso, para poder fazer convenio para a minha filha, foi solicitado apenas que apresentasse o CPF ( não sendo necessario o RG).
      mas existem outras situações, como tirar o passaporte.

      Excluir
  2. è necessario o CPF tambem para fazer uma conta poupança no nome da criança

    ResponderExcluir
  3. Li à algum tempo sobre as digitais na carteira de identidade e achei muito util, tipo ter as digitais ja catalogadas desde novinho ajudaria bastante em caso de desaparecimento das crianças!!

    ResponderExcluir
  4. mais então eu tiro o cpf do meu filho sem ter p rg e so leva a certidão de nascimento

    ResponderExcluir
  5. Fui tirar o RG da minha filha de 1 ano 2 10 meses, mas não aceitaram a foto que eu levei, porque ela estava usando uma tiara no cabelo. Achei absurdo o fato de não poder usar laço ou tiara. Tive que interromper o atendimento e sair para tirar outra foto. Que critérios são esses? Será que é só no Estado onde moro? E o pior é que você não encontra a informação a respeito disso antes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como viu na foto, eu não tive esse problema. Se fosse regra era nacional... Acho!

      Excluir
    2. Na cidade de Uberlândia, Minas Gerais eles não deixam tbm. Mais tem um papel com todas essas informaçoes.

      Excluir
  6. Me ajudou e me tirou várias dúvidas...Já fiz tudo o que era necessário para fazer os Documentos de minha Filha de 1 Aninho...Obrigado

    ResponderExcluir
  7. Bom dia, Ludmila. Adorei o post, muito útil com todas as informações. Obrigada. Só fiquei com uma dúvida: o pai precisa ir pessoalmente ou apenas eu e a certidão original, onde constam os nomes de ambos, serve? Meu filho tem 2 meses, e quero tirar desde já, pois as vantagens são muitas mesmo. Abraço, Fernanda

    ResponderExcluir
  8. Aqui em São Paulo somente estão fazendo em correios centrais e não mais em qualquer agência dos correios.Estive hoje para fazer do meu filho e me passaram esta informação.

    ResponderExcluir
  9. Qual a validade de um RG infantil. Meu filho tem 15 anos. Pode-se por exemplo fazer uma inscrição do ENEM com ela, ou terei que tirar outra?

    ResponderExcluir
  10. Bom dia Ludmila Gusman, fui aos Correios dar entrada do CPF do meu filho e a atendente falou que só quem pode dar entrada é a MÃE, detalhe preciso desse documento pra fazer um plano de saúde e a mãe dele simplesmente o abandonou com a minha mãe (Avó). E agora?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Reinaldo... Neste caso, acredito que você deverá procurar uma orientação profissional. De qualquer forma, ele terá que tirar identidade com a mãe ou sem a mãe. Deve ter uma orientaçao especial neste caso.

      Excluir
  11. Bom Dia Ludmila Gusman, estou com uma duvida qualquer pessoa pode fazer meu cpf e identidade ou so minha mae??? (detalhe tenho 12 anos )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como você é menor de idade, você deverá ir com sua mãe.

      Excluir
  12. Boa noite Ludmila!Estou com uma dúvida: eu tenho 11 anos,a minha foto tbm pode ser sorrindo ou só fotos de bebes?Obrigada

    ResponderExcluir
  13. Boa noite Ludmila quais documentos levar para tirar indentidade do meu filho de 3 anos

    ResponderExcluir
  14. E nescerario da crianca ta junto na hora tira so CPF

    ResponderExcluir
  15. O CPF infantil é necessário também para fazer o cartão do SUS e retirar medicamentos para a criança no caso de medicamentos controlados antibióticos et..

    ResponderExcluir
  16. Oi eu agendei para fazer rg dos meus filhos e demorou muito.agora marcaram mas pro mesmo dia e hora que tenho uma consulta importantíssima alguém pode levar eles por mim.

    ResponderExcluir
  17. Avó materna pode levar o neto pra fazer a identidade

    ResponderExcluir
  18. para tirar o Cpf a criança tem que ir nos correios? ou eu como mae posso faze lo?

    ResponderExcluir

 
Copyright © 2013 Dicas da mamãe Ludmila Gusman
Traduzido Por: Template Para Blogspot - Design by FBTemplates