Outro dia, fui ao restaurante japonês e a primeira coisa de que fui alertada foi que eu, por estar grávida, não podia comer nada cru. Sinceramente, eu não sabia! A sorte é que eu nunca fui fã de comida japonesa... De lá pra cá, comecei a me interessar mais sobre o que uma grávida pode ou não fazer. Confesso, que nunca fui tão exigente com isso. Sigo as recomendações do meu médico e as dúvidas que aparecem esclareço com ele, sempre. Mas, tem tanta coisa que a gente ouve por aí que vó, tia, vizinha fala que tem como ficar maluca. Coincidentemente, encontrei uma matéria com Mitos e Verdades, no Portal R7, sobre a Gravidez e resolvi compartilhar com as mamães gravidinhas aqui no Blog. E... como tem mamãe grávida no meu meio, Jesus! Eu contei umas quinze que conheço. A maioria mãe de meninas... rsrsrsrsrs. Vamos povoar esse mundo de gatinhas. Seguem as informações que eu peguei. Lembrando sempre: CONSULTE SEU MÉDICO, em caso de dúvidas!
GRÁVIDA PODE DIRIGIR?
Segundo o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), a gestante pode dirigir durante a gravidez normalmente. A grande questão é que, conforme a gravidez se aproxima da reta final, a mulher pode sentir dificuldade para executar tarefas cotidianas. O tamanho e peso da barriga podem fazer com que ela se sinta desconfortável. Fora que, se ela viver em uma cidade cujo trânsito seja caótico, pode passar por um estresse desnecessário nesse momento da vida dela
GRÁVIDA PODE ANDAR DE MOTO?
Se a futura mamãe curtir a vida sobre duas rodas, é indicado que dê um tempo na atividade até o bebê nascer. Ao andar de moto, mesmo que seja na garupa, caso sofra alguma queda, a chance de bater a barriga ou as costas e, assim, prejudicar a gravidez são enormes. O melhor é diminuir ao máximo a probabilidade de riscos.
GRÁVIDA PODE COMER "COMIDA JAPONESA"?
Os restaurantes japoneses estão por toda parte e contam com grande número de frequentadores. Quando uma fã dessa cozinha engravida, é comum que ela se pergunte se pode continuar consumindo esse tipo de comida. A resposta é: pode, desde que não seja cru. E isso não se restringe apenas aos peixes, evite também carnes bovinas e de porco cruas ou malpassadas. Esse cuidado deve ser tomado devido ao risco de bactérias e outras doenças atreladas à carne nesse estado.
GRÁVIDA PODE MANTER UMA VIDA NORMAL?
Como diz o ditado popular: gravidez não é doença! Tendo essa máxima em vista, muitas mulheres que têm a gestação tranquila se dedicam aos afazeres domésticos da mesma maneira que faziam antes de esperar um bebê. Evidentemente, a futura mamãe não deve fazer grande esforço físico, como arrastar móveis, por exemplo, mas atividades leves não prejudicam a gestação.
GRÁVIDA PODE TER CONTATO COM QUALQUER PRODUTO DE LIMPEZA?
Os rótulos dos produtos de limpeza que serão utilizados na faxina devem ser lidos com atenção. Especialistas dizem que substâncias como amônia, querosene e cloro não devem ser usadas em grandes quantidades. Usar luvas e manter a casa arejada, especialmente na hora em que estiver fazendo a faxina, minimiza os riscos para a saúde.
GRÁVIDA PODE USAR QUALQUER PERFUME OU HIDRATANTE?
Leia a fórmula também dos hidratantes e perfumes que for usar. Alguns deles contêm cânfora, ureia e chumbo, substâncias que constam da lista de proibições da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Não use nenhum desses, pois podem levar a alguma malformação fetal ou até mesmo abortamento. Muito cuidado!
GRÁVIDA PODE USAR QUALQUER PRODUTO ESTÉTICO?
Se você é adepta dos tratamentos estéticos, consulte seu médico assim que descobrir a gravidez. Muitos procedimentos ou, ainda, a formulação dos produtos, são proibidos às gestantes por serem prejudiciais ao feto. Diga a ele, inclusive, a marca de seu protetor solar. O seu médico saberá a melhor maneira de lidar com essa questão ou qualquer outra dúvida existente. Com os cuidados adequados, você poderá levar uma vida tranquila enquanto espera seu filhote.
Postar um comentário